Dia da Poesia

Dei uma rápida conferida no Twitter hoje e verifiquei uma tag curiosa nos TTbr´s: #DiadaPoesia. Fui pesquisar rapidamente e vi que hoje, 14 de março, é realmente dia da poesia. Segundo o site Brasil Escola, a data é homenagem ao nascimento de um dos maiores poetas do Brasil, o baiano Castro Alves. Quem nunca ouviu falar no famoso poema Navio Negreiro, onde era retratado com detalhes o sofrimentos dos negros quando trazidos da Africa?

Castro Alves usou a poesia para retratar algo triste. Muitas pessoas vem a poesia apenas como uma expressão do belo e não é. Poesia é uma expressão da arte e a arte não tem sentimento definido. A cantora Carla Visi, em seu segundo disco solo, gravou uma canção intitulada de “Tu Encotrarás” que até hoje mexe muito comigo. Na canção ela entoa como num canto triste a seguinte frase: “Existem erros na poesia, tipo (eu te amo) sem rimar…”. A frase feliz emoldura e atesta aquilo a qual costumamos definir que tudo que é poético é bom e faz bem. Nem sempre.

Na minha adolescência escrevia poemas. Traduzia todos meus sentimentos. O que escrevo hoje nas redes sociais, antes eu transformava em poesias. Foi um momento importante da minha vida. Exercitei muito essa arte. Claro que não ouso mostrar em público meus escritos. Como diz a canção que citei acima: “Existem erros na poesia”.

E da poesia restaram as lembranças, os “erros”, acertos, o amor que me fez escrever compulsivamente e uma história que certamente foi uma das mais lindas que poderia viver. Se a máxima for verdade, que só se ama uma vez, eu pude dizer que amei demais. E a poesia, os poemas, as letras, as palavras…

Tudo foi fundamental !!!

Se pra você este post não fez sentido algum, paciência. As poesias, às vezes, também não fazem.

Feliz (ou nem tanto) Dia da Poesia.

Um comentário sobre “Dia da Poesia

Deixe um comentário

